As instalações da escola do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco foram palco de um evento de formação e conscientização dos reclusos sobre os perigos e medidas de proteção na internet, que teve como título “Cibersegurança para a Reinserção na Vida Ativa”.
A iniciativa abordou diversos temas relevantes por meio da apresentação de cenários realistas, visando a reflexão dos participantes nos riscos presentes no mundo digital e promover uma utilização segura da tecnologia, explica a o Politécnico de Castelo Branco. A formação focou-se no compromisso da comunidade educativa em promover a segurança e a resiliência digital entre os indivíduos em fase de reinserção social, reconhecendo a importância da cibersegurança como uma competência fundamental na sociedade contemporânea.
O workshop resultou de um contacto entre Ângela Oliveira, docente da UTC Informática da Escola Superior de Tecnologia, de Castelo Branco; e Paulo Serra, também docente na área da Informática no Agrupamento de Escola Nuno Álvares, de Castelo Branco.