A Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro e o Comando Territorial da GNR de Castelo Branco realizaram uma ação de fiscalização direcionada à atividade cinegética, de forma a verificar o cumprimento dos requisitos legais inerentes à detenção, transporte de matilhas e bem-estar animal.
Em comunicado, a ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – revela que foram fiscalizados 10 veículos de transporte de matilhas, tendo-se verificado 3 infrações relativas à identificação animal, das quais resultou o levantamento dos respetivos autos contraordenacionais.
Esta ação promoveu a sensibilização dos detentores, caçadores e outros agentes económicos para a aplicação das regras de detenção e de transporte dos cães.
A Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro e a GNR de Castelo Branco fazem um balanço positivo da operação, constatando-se que “os caçadores têm atualmente conhecimento das suas responsabilidades enquanto detentores de animais, fruto das ações desencadeadas pelo ICNF aos alojamentos de animais de companhia, nomeadamente alojamentos de caça”.