A verba do Fundo de Emergência Social da Junta de Freguesia de Castelo Branco para 2023 é de 20 mil euros.
O orçamento para este ano foi duplicado e, de acordo com o presidente José Dias Pires, “é para ser todo utilizado”.
Como já havíamos anunciado anteriormente, em conferência de imprensa, o autarca explicou que nos outros anos, esta rubrica tinha uma utilização que não ultrapassava os 40%. O dinheiro que não era gasto, passava para o orçamento do ano seguinte.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco sobre quem pode ser o beneficiário e como é feita a utilização da verba destinada ao Fundo de Emergência Social.
Enquadrada nesta rubrica foi criado o Viva, Albicastrense Sénior, um complemento operacionalizador que, “em princípio irá esgotar a verba” do programa, afirmou José Dias Pires.
As medidas são as mesmas. O que difere é que, neste caso, a Junta de Freguesia conta com as associações e instituições com quem têm parceria para identificar pessoas/famílias com dificuldades económicas.
José Dias Pires, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, em conferência de imprensa, sobre o Fundo de Emergência Social e o programa Viva, Albicastrense Sénior, que tem alocado uma verba de 20 mil euros para 2023.