Conhecer Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, desde a Antiguidade através de realidade virtual (aplicações digitais) é uma das propostas do projeto “iDanha. Novos links, novas leituras históricas criativas”.
Esta proposta prevê também uma aposta inovadora no turismo e cultura locais, incluindo a produção de um documentário com a história da cidade antiga e a realização de uma festa comunitária nesta aldeia histórica do concelho de Idanha-a-Nova, conta a autarquia idanhense.
O projeto é da responsabilidade de Pedro C. Carvalho, professor de Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e foi um dos projetos vencedores da edição de 2023 do Programa Promove – O Futuro do Interior, uma iniciativa da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Trata-se de um projeto interdisciplinar que conta com uma equipa de investigadores do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares – de diferentes áreas: Armando Redentor, Ricardo Costeira, Sara Dias-Trindade, Ana Teresa Peixinho e Clara Almeida Santos.
A Câmara de Idanha-a-Nova explica que pretende-se com os outputs deste projeto, nomeadamente através do documentário a ser produzido, mostrar o alcance da investigação interdisciplinar aplicada e o seu valor estratégico em termos de desenvolvimento do projeto do CEIS20.
Liderado pela Universidade de Coimbra (III-CEIS20), este projeto conta com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Município de Idanha-a-Nova e a Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha, como parceiros institucionais, e será desenvolvido em estreita articulação com as comunidades locais, os agentes económicos e culturais locais e empresas.