O auditório da Casa da Cultura, em Oleiros, acolheu um workshop sobre compostagem doméstica, destinado aos participantes elegíveis da candidatura ao programa RecolhaBio, tendo sido posteriormente distribuídos os primeiros compostores domésticos.
De recordar que se trata de um projeto piloto destinado a dar apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos. As ações estão a ser desenvolvidas pelo município de Oleiros com a cooperação da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e do Fundo Ambiental. Nesta primeira fase, a autarquia conta que o projeto envolve a participação de 50 famílias na realização de compostagem doméstica.
Com o mote, “Aqui as sobras não são lixo! São Bioresíduos e alimentam o compostor” pretende-se promover uma reciclagem mais efetiva, contribuir para a redução de deposição dos biorresíduos em aterro e estimular a economia circular.
A partir de 31 de dezembro de 2023, em cumprimento de diretivas da União Europeia, todos os biorresíduos são obrigatoriamente separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente, em todo o território nacional.