O rés-do-chão da Casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco, acolhe a In.Com – A Livraria Solidária, dinamizada por associações sociais, promovida pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, com o apoio da Câmara Municipal albicastrense.
Este é um projeto de inclusão comunitária para pessoas com limitações diversificadas e capacidades específicas e especiais. A livraria comunitária tem como principal objetivo possibilitar uma integração comunitária ativa e produtiva a pessoas com diferenciadas limitações, mas com capacidades específicas para a sua participação e desempenho funcional na In.Com – A Livraria Solidária, explicou José Pires, presidente da Junta de Freguesia.
A Associação de Apoio à Criança; ERID – Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças; AVISO – Associação de Apoio Voluntário ao Idoso Só; Cáritas Interparoquial de Castelo Branco; ACAPO Castelo Branco; CIJE – Casa da Infância e Juventude; e InterAge – Associação de Desenvolvimento Comunitário e de Apoio Familiar, são, para já as instituições que integram o projeto, mas outras podem fazer parte desta iniciativa, esclareceu o presidente da Junta de Freguesia.
No entanto, durante o lançamento da In.Com – A Livraria Solidária, José Pires lamentou o facto da APPACDM de Castelo Branco não der dado uma resposta positiva.
José Pires, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, referiu ainda que os livros disponíveis no projeto fazem parte do espólio da Câmara de Castelo Branco, assim como da Junta de Freguesia. E há editoras que já mostraram interesse em participar nesta ação.
A In.Com – A Livraria Solidária arrancou esta 2ªfeira, 11 de dezembro, funcionando nas tardes de 2ª, 4ª e 6ªfeira e sempre que haja atividades na Casa do Arco do Bispo.
Ricardo Pires Coelho