O Serviço de Urologia da ULS – Unidade Local de Saúde – de Castelo Branco associou-se, uma vez mais, ao movimento internacional “Novembro Azul”, mês escolhido para assinalar a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do Cancro da Próstata.
Este ano, o Serviço de Urologia decidiu ultrapassar os muros do Hospital Amato Lusitano ao colocar junto da sua entrada principal exterior um painel de grandes dimensões com o propósito de consciencializar a população para a importância daquele que é o cancro no homem com maior incidência em Portugal (dados: Globocan, 2020 – Estimativa de incidência e de mortalidade por cancro no Homem, todas as idades).
A ULS de Castelo Branco explica que o cancro da próstata é uma doença de evolução lenta e que manifesta os seus primeiros sintomas numa fase tardia. Alguns fatores de risco de vir a sofrer da doença são: homens com mais de 65 anos; história familiar de cancro da próstata; dieta rica em gordura animal. Como sinais de alerta, dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina; necessidade de urinar com frequência, sobretudo à noite; fluxo de urina fraco ou intermitente; sangue na urina ou no sémen. O diagnóstico é efetuado através de toque rectal e através da análise ao sangue para o antigénio específico da próstata (PSA).
O diagnóstico precoce pode ser a chave do sucesso do tratamento. A equipa de profissionais do Serviço de Urologia da ULS de Castelo Branco recomendada uma vigilância anual a partir dos 45 anos e caso não exista história familiar da doença.