O Município de Proença-a-Nova vai distribuir compostores domésticos e baldes de recolha para resíduos orgânicos de forma gratuita a todos os residentes no concelho, no âmbito do Programa RecolhaBio 2022, financiado pelo Fundo Ambiental.
De forma a incentivar a prática da compostagem doméstica e sensibilizar os munícipes para uma maior consciência ambiental, a autarquia proencense refere que arrancou com o projeto “Aqui, as sobras não são lixo! São biorresíduos e alimentam o compostor” – vertente compostagem doméstica. A partir de dezembro, a Câmara Municipal irá oferecer compostores a todos os munícipes, residentes no concelho de Proença-a-Nova, ou instituições que tenham um espaço com terra (quintal, jardim ou logradouro) com as dimensões necessárias e suficientes para colocar um compostor (sensivelmente 1m2).
Desta forma, os munícipes reduzem os resíduos que colocam no contentor dos indiferenciados e produzem um composto orgânico que pode ser utilizado como fertilizante orgânico, no seu quintal, jardim ou logradouro. Os interessados devem preencher o formulário disponível nos serviços online ou presencialmente no Balcão Único e devem reunir um conjunto de condições.
A partir de dezembro, vai dar-se ainda início à recolha de resíduos orgânicos na sede de concelho onde serão instalados, junto dos contentores de lixo indiferenciado, os respetivos contentores de cor castanha e serão distribuídos gratuitamente baldes de recolha de resíduos orgânicos de 7 litros, através de uma campanha porta a porta, de informação e sensibilização.