O Clube Unesco Ciência, Tradição e Cultura do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – e o Lar de São Tomás do Salgueiro do Campo, em parceria com o Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação, comemoraram o Dia Mundial do Pão/Dia Mundial da Alimentação desenvolvendo uma atividade intergeracional em que a valorização dos saberes dos mais velhos esteve em destaque.
A atividade teve o pão como tema central e juntou idosas e estudantes da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação, com o objetivo de valorizar a partilha de saberes, aproximando diferentes gerações; promover uma maior consciência sobre a importância do pão na alimentação; estimular a aquisição e melhor compreensão de conhecimentos científicos e ainda, no caso dos estudantes, constituírem-se como disseminadores de boas práticas promotoras de uma alimentação saudável junto dos seus futuros alunos, explica o IPCB.
Em continuação da atividade, foi solicitado aos estudantes que questionassem junto dos seus avós sobre saberes sobre o pão, além dos que referiram na atividade, e que reproduzissem a atividade com crianças que lhes fossem próximas. Dos testemunhos entretanto enviados será elaborado um portfólio.
A iniciativa decorreu no âmbito do projeto “Nem escola sem pão, nem educação sem ação”, que está desde 2022 a ser desenvolvido pelo CTeC/IPCB, em parceria com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco, o Lar de São Tomás do Salgueiro do Campo e o Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo de Odivelas.