A Câmara de Oleiros encontra-se a melhorar as condições de acesso ao Miradouro do Zebro, local onde está construída uma plataforma projetada pelo arquiteto Siza Vieira.
Para assinalar dois anos de mandato autárquico, o presidente da Câmara Municipal fez uma intervenção em vídeo, onde anunciou que a abertura ao público do miradouro, localizado na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, “estará para breve”.
Tendo assumido as funções de presidente do executivo municipal em junho de 2023, por renúncia do seu antecessor Fernando Jorge, Miguel Marques encara a requalificação da EM238 entre Oleiros e o alto da Foz do Giraldo como uma das suas maiores prioridades. O autarca revelou que já esteve reunido com o secretário de Estado das Infraestruturas no final de setembro e disse que “embora sem respostas concretas, defendi convictamente esta aspiração legítima e da maior justiça, naquela que é a nossa principal ligação à capital de distrito”, continuando o seu empenho nesta questão. Nesse sentido, o autarca revelou que pediu uma audiência com o presidente das Infraestruturas de Portugal.
A breve prazo vão avançar as obras de construção de açudes no Vilar-Barroco, Mosteiro e Cardosa, à semelhança daquele que foi concluído no verão na Isna.
Também estão a decorrer obras de requalificação no Parque Desportivo e de Lazer em Oleiros, no Largo dos Azevedos no Orvalho e na escola da Pisoria, freguesia de Cambas, no âmbito do projeto Rede de Artes e Ofícios, indicou o Miguel Marques.
O presidente da Câmara de Oleiros avançou também que, em breve, será inaugurado o Espaço de Coworking no Mercado Municipal em Oleiros e da Casa da Pesca em Álvaro.
Entre outros projetos o autarca acrescenta que a requalificação urbana da Vila de Oleiros faz também parte das intervenções previstas.
O apoio às famílias desde o jardim-de-infância ao ensino superior, o apoio à terceira idade bem como às empresas fixadas no Concelho vão manter-se e nalguns casos até, disse Miguel Marques, ser reforçadas.
O autarca indicou ainda o “ambicioso processo de modernização da Zona Industrial de Alverca com a construção do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial de Oleiros”, a ser lançada em breve, bem como a ampliação da Zona Industrial do Açude Pinto.