Arrebita Idanha Bio é o primeiro festival gastronómico com certificação Bio

Arrebita Idanha Bio é o primeiro festival gastronómico com certificação Bio

Paraíso da boa gastronomia, no coração da aldeia histórica de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, o Arrebita Idanha Bio teve casa cheia. O festival de gastronomia recebeu mais de mil visitantes que degustaram as iguarias preparadas por 14 chefs de topo, incluindo com estrelas Michelin.

O número é avançado pela autarquia idanhense em nota, onde refere que na 4ª edição, este evento apresentou a inovação que faltava, tornando-se no primeiro festival gastronómico reconhecido com certificação Bio.

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova considera que “é um feito que se deve aos 14 chefs participantes no evento, que aceitaram o desafio de incorporarem nas suas ementas entre 30 a 60% de produtos biológicos, devidamente certificados”. Desta forma, Armindo Jacinto anunciou que “o Arrebita Idanha Bio alcançou nesta edição uma certificação Bio de “Bronze”, que é algo inédito para um festival gastronómico”.

A 4ª edição do Arrebita Idanha Bio esteve integrada no projeto Idanha-a-1000, apoiado pelo Turismo de Portugal, e teve a organização conjunta da Filarmónica Idanhense, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Amuse Bouche.

Com chefs oriundos de todo o país, mas também talentos locais, o festival combinou os ingredientes perfeitos, realça a autarquia. Harmonizou o património natural e cultural de um verdadeiro museu ao ar livre, com iguarias de grandes nomes da cozinha nacional e os produtos da Bio-Região de Idanha-a-Nova.

Para Armindo Jacinto este que é “um festival diferenciador”, só é possível devido à organização e empenhamento de todos os envolvidos que fomentam uma produção agroalimentar saudável e sustentável, afirmando que “Portugal tem excelentes condições para produzir alimentos de uma forma competitiva a nível mundial”.