Psicóloga da APPACDM de Castelo Branco apoia Serviço Municipal de Proteção Civil

A psicóloga da APPACDM de Castelo Branco vai prestar apoio ao Serviço Municipal de Proteção Civil, em situações de crise.

Este apoio surge no âmbito de um protocolo estabelecido entre a autarquia albicastrense e a instituição de solidariedade social. Nesta parceria a APPACDM disponibiliza a sua psicóloga Eduarda Rodrigues, sempre que se verifique a necessidade do seu empenhamento e/ou intervenção, em ações/campanhas de sensibilização e/ou em situação de acidente grave e/ou catástrofe, não acarretando este empenhamento qualquer custo para o Município de Castelo Branco. Destas ocasiões irá integrar a equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco.

Aquando da assinatura do protocolo, Maria de Lourdes Pombo, presidente da APPACDM de Castelo Branco, esclareceu que a instituição não serve só pessoas com deficiências, mas também a comunidade. É nesse sentido que este serviço e apoio surge, na preocupação de ajudar quem precisa.

No âmbito do apoio psicológico, a presidente da APPACDM de Castelo Branco, recordou que nos incêndios de Pedrógão, em 2017, a instituição disponibilizou esse apoio com a psicóloga.

Maria de Lourdes Pombo realçou o facto de a instituição estar atenta às necessidades da população.

E nesta questão da Proteção Civil, a psicóloga Eduarda Rodrigues destacou a importância deste serviço como uma “necessidade iminente”.

A profissional em saúde mental falou das diferenças que são prestadas neste tipo de apoio no litoral e no interior, e que o tratamento deve ser igual.

Eduarda Rodrigues, psicóloga na APPACDM de Castelo Branco, sobre o apoio que vai ser prestado às vítimas, que não deve ser diferenciado no interior do litoral.

Para Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, esta parceria revela-se de extrema importância.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, durante a sessão de assinatura de protocolo com a APPACDM local, na prestação de apoio psicológico às vítimas em situação de crise.