Jogos, música, teatro, feira do livro e park food são algumas das propostas da Semana Municipal da Juventude, a decorrer até domingo, 1 de outubro, no Parque Urbano da Cruz do Montalvão, em Castelo Branco.
Promovido pela autarquia albicastrense, é a primeira vez que este evento direcionado sobretudo à juventude ganha esta dimensão. Este foi um dos fatores destacados pelo presidente da Câmara Municipal, durante a inauguração oficial, onde referiu também os encontros com autores e escritores nas escolas do concelho.
A Semana Municipal da Juventude é um eco evento e tem como temática “Competências Verdes para a Juventude”. Nesse sentido, há um conjunto de iniciativas para sensibilizar e chamar a atenção para as problemáticas ambientais, o que se avizinha um futuro com vários “desafios”, disse Leopoldo Rodrigues.
Além deste apelo ambiental, a Semana Municipal da Juventude figura-se importante, por também apelar à leitura e para uma sensibilização para uma cidadania mais ativa, nomeadamente, dos mais jovens, realçou o presidente da Câmara de Castelo Branco, à margem da cerimónia.
Leopoldo Rodrigues afirmou que a autarquia está a trabalhar no sentido de tornar o “concelho mais jovem”, lembrando um conjunto de medidas já implementadas, tais como, a devolução de 3% do IRS, pagamento das refeições às crianças do pré-escolar e 1º Ciclo, ou apoiar a fixação de empresas.
Contudo, durante o discurso, o autarca lembrou de alguns desafios pela frente, “que não é um problema local”, como é o caso da habitação, o arrendamento jovem ou residências de estudantes.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, durante a inauguração oficial da Semana Municipal da Juventude, onde referiu que este é um evento que pretende “sensibilizar, dar exemplo, envolver e encontrar respostas” junto dos jovens.
Ricardo Pires Coelho