O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO recebeu uma delegação do Geopark Seridó (Rio Grande do Norte, Brasil), para uma visita técnica ao território.
A comitiva foi acompanhada pela equipa do Geopark Naturtejo e por José Brilha, professor da Universidade do Minho e membro da Comissão Mundial sobre Áreas Protegidas e do Grupo de Especialistas para o Património Geológico da IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza.
Em nota é referido que, para os coordenadores do Geopark Seridó, Janaina Medeiros e Marcos Nascimento, o Geopark Naturtejo, o primeiro Geoparque classificado em Portugal, tem sido ao longo dos anos um modelo reconhecido internacionalmente para boas práticas de desenvolvimento sustentável.
A delegação brasileira teve a oportunidade de conhecer a Rota do Fósseis e a Casa dos Fósseis, em Penha Garcia; a Rota dos Barrocais e a Aldeia Histórica de Monsanto; o Miradouro da Falha do Ponsul, em Idanha-a-Nova; o Parque do Barrocal de Castelo Branco; e o Monumento Natural das Portas de Ródão, incluindo a Estação Arqueológica da Foz do Enxarrique. Visitaram também algumas empresas parceiras do Geopark Naturtejo.
Esta visita foi uma oportunidade de partilha de experiências e conhecimento, assim como de fortalecimento da colaboração entre os dois Geoparques de língua portuguesa.