Circuito das Beiras está de regresso e passa por Castelo Branco

Circuito das Beiras

O Circuito das Beiras está de volta, após 120 anos da primeira edição, com passagem em Castelo Branco.

A prova automobilística regressa entre 5ªfeira e domingo, 14 e 17 de setembro, num total de três etapas. O primeiro dia será de boas-vindas aos participantes, em Coimbra, arrancando no dia seguinte, com chegada a Castelo Branco. No sábado, os carros partem da cidade albicastrense para a Guarda, e daqui para Coimbra, no último dia.

Aquando da apresentação em Castelo Branco, o o presidente do Clube Escape Livre, que organiza a competição, havia explicado que iriam participar nesta prova de clássicos, no máximo 20 carros pré-guerra e outros 20 pós-guerra.

Por ser limitada a inscrição, Luís Celínio realçou o facto de quem participar terá “um currículo invejável”, numa “prova épica” que poucos irão percorrer.

Além da vertente de competição, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, referiu que, em cada local haverá um desfile de carros.

Estes são assim veículos que contam histórias. Uma forma de voltar ao passado e trazer identidade, referiu na ocasião Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, afirmou que a memória, a identidade e a tradição têm “grande impacto” e espera que o Circuito das Beiras seja um sucesso.

De lembrar que, em 1903, Tavares Melo projetou o trajeto do Circuito das Beiras, que acabara por vencer.

Ricardo Pires Coelho