O Serviço Municipal de Proteção Civil de Oleiros procedeu, em agosto, à destruição de meia centena de ninhos de Vespa Velutina, mais conhecida por “vespa asiática”. A remoção dos ninhos é realizada com recursos próprios da Câmara de Oleiros, envolvendo uma equipa especializada e equipamentos que seguem as orientações técnicas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, explica a autarquia.
O presidente da Câmara Municipal assegura que além do equipamento já adquirido, o Município está a reforçar os meios utilizados nesta operação para “sermos mais ágeis e eficazes”, num investimento no valor de 1.400€. Miguel Marques afirma que “estamos empenhados em responder prontamente aos casos reportados pela população”.
O autarca recorda que “desde cedo, apoiamos os apicultores no combate à crescente presença da vespa velutina e aos impactos que esta espécie causa na produção apícola”.
Nos últimos dois anos, o Município de Oleiros distribuiu mais de 400 armadilhas para a captura desta espécie e “esta medida revelou-se eficaz”. Estas armadilhas continuam a ser disponibilizadas gratuitamente pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Oleiros.