Festival do Borrego anima Escalos de Baixo

O Festival do Borrego está de regresso a Escalos de Baixo, concelho de Castelo Branco, entre esta 6ª feira e domingo, 8 a 10 de setembro.

Ao longo de três dias, a festa vai fazer-se sentir e ouvir, com uma vasta programação musical, além dos vários sabores, nomeadamente, o borrego, que será o rei do certame.

Em conferência de imprensa foi explicado que, inicialmente prevista para se realizar em junho, mas devido a questões logísticas e outras festas em redor, a Câmara de Castelo Branco e a União de Freguesias de Escalos de Baixo e Mata decidiram adiar para esta altura.

Uma decisão que, da opinião do presidente da União de Freguesias poderá ser uma mais-valia e a nova data ser uma experiência. António Falcão afirmou que, se resultar, a nova data irá manter-se no próximo ano, mas conclusões, só no final da edição deste ano do Festival do Borrego.

António Falcão, presidente da União de Freguesias de Escalos de Baixo e Mata, acrescentou que o Festival do Borrego leva à localidade muita animação e festa durante os três dias, ao sabor de um produto endógeno e que é muito apreciado.

Durante a apresentação à comunicação social, o presidente da Câmara de Castelo Branco referiu também que, numa altura com menos festas em redor, o festival poderá assim convidar mais pessoas a marcar presença nesta localidade.

Leopoldo Rodrigues realçou o borrego como sendo o prato principal do certame, sendo este um motor de venda para este produto, além de promover a coesão territorial, a atividade económica e social e a divulgação da região.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, referiu ainda que o Festival do Borrego é uma oportunidade de degustar este produto endógeno, seja através dos restaurantes, do concurso ou das demonstrações.

Na edição deste ano, o Centro Tecnológico de Apoio ao Agro-Alimentar e a InovCluster, através do projeto Fusilli, apresentam um novo produto, o Borrego Fumado.

O Festival do Borrego está de regresso a Escalos de Baixo, entre 6ª feira e domingo, com uma programação variada, com gastronomia, muita música e também desporto e lazer.

Ricardo Pires Coelho