A Convergências, revista de investigação e ensino das artes do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – foi aprovada para indexação na base de dados Scopus, um dos mais prestigiados e exigentes sistemas de indexação de revistas de âmbito internacional, nas áreas das áreas do design, da música e artes visuais.
A Scopus, explica o politécnico albicastrense, é um sistema de indexação, sendo uma base de dados de resumos e citações que faz a monitorização de citações para estabelecer rankings pelo fator de impacto das publicações e revistas.
A aprovação das revistas para indexação resulta de uma apreciação que tem por base um conjunto de critérios rigorosos, que incluem a qualidade e o impacto do conteúdo publicado, a credibilidade dos corpos de gestão, os processos editoriais e de gestão de conteúdo, bem como a reputação geral junto da comunidade académica e científica.
O presidente do IPCB parabeniza toda a equipa editorial e investigadores do IPCB que têm contribuído para o crescimento e sucesso da revista Convergências ao longo dos anos, congratulando-se com a entrada da publicação para indexação na base de dados Scopus. António Fernandes considera que esta indexação é demonstrativa do aumento da qualidade da investigação produzida no Politécnico de Castelo Branco e uma forte motivação para continuar a apostar no investimento que tem vindo a ser feito para desenvolver as Unidades de Investigação e Desenvolvimento do IPCB.
A revista Convergências, criada em 2008, publica gratuitamente em acesso aberto os resultados originais avaliados por pares, que explanam experiências e resultados oriundos da investigação e da prática nas áreas do design, da música e das artes visuais.