Às 7h01 de sábado, 22 de julho, Marco Pinto, do CTM Vila Pouca de Aguiar, cortou a meta instalada no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, estabelecendo um novo recorde na Ultramaratona PT281, organizada pela Horizontes Turismo Desportivo.
A autarquia proencense referiu que o atleta precisou de 36 horas e 51 minutos para ultrapassar o desafio de correr 281km na Beira Baixa, entre Belmonte e Proença-a-Nova. Isabel Moleiro, da SSCGD, foi a primeira atleta a cruzar a meta em femininos. Nas duplas, a vitória nesta 8ª edição da Ultramaratona PT281 foi para Pedro Silva e Marco Duarte do Penta Clube da Covilhã.
Este ano um outro recorde foi batido, 50 participantes conseguiram terminar a prova dentro do tempo estabelecido para o efeito, em 66 horas. Paulo Garcia, da organização, referiu dois motivos que contribuíram para estes resultados, “o tempo ajudou, pois não esteve tanto calor, e vocês estão mais maduros, mais experientes”, afirmou durante a entrega de prémios.
Destaque ainda para a conclusão da prova por um atleta em handbike, Nuno Sobral, e o seu apoiante, Sérgio Melo, que percorreram um percurso especialmente desenhado para essas características, de 245km, com o objetivo de ajudar outros, através do seu exemplo de capacidade de se doarem, de resiliência e superação.
Este ano a prova contou com atletas de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica e ainda dos Estados Unidos da América.