Inscrições para atividades Ciência Viva no Verão em Rede já estão a decorrer

O Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova promove até 15 de setembro, várias das 362 atividades que a nível nacional compõem o programa Ciência Viva no Verão em Rede, iniciativa da Ciência Viva que tem como objetivo levar a ciência à rua durante as férias.

A organização refere que na edição deste ano do Ciência Viva no Verão “vamos estar atentos aos alertas da natureza, com uma programação especial dedicada às alterações provocadas pela ação humana no planeta”. Neste momento já é possível realizar a inscrição nas atividades que estão previstas para todo o país.

No concelho de Proença-a-Nova, a primeira atividade realizou-se no passado dia 22 de julho, com “A ti’ Gelada e os Sete An(i)ões”, na Aldeia do Xisto da Figueira. A próxima atividade está marcada para 29 de julho, às 9h30, “Os bugalhos são formados pela reação de uma planta à picada de um inseto. Podem ter diferentes formas, cores e texturas, e são como ecossistemas em miniatura tremendamente complexos”. Em “Pequenos Monstros e Super-Heróis”, os participantes serão convidados, também no dia 29 de julho, às 15h, a descobrir alguns habitantes do charco do Centro Ciência Viva da Floresta e a observar à lupa alguns destes minúsculos monstros e super-heróis.

Em agosto decorrerão algumas atividades icónicas do Ciência Viva no Verão em Rede, nomeadamente procurar ouro nas Portas do Almourão (nos dias 4 e 23 de agosto), ou descobrir os segredos do Vale do Almourão (no dia 12 via Menina dos Medos e a 18 de agosto). Aprender a fazer pão e queijo fresco está agendado para 22 de agosto, observar o céu noturno acontecerá no dia 25 e descobrir a Buraca da Moura e a Torre de Vigia da Serra das Talhadas será a 26 de agosto. No mês de setembro, os participantes serão convidados a fazer tigelada no dia 4, a descobrir os Segredos do Vale do Almourão no dia 5 e a procurar a biodiversidade na Ribeira do Alvito no dia 8 de setembro.

O CCVFloresta dinamiza também atividades fora do concelho de Proença-a-Nova, por exemplo em Idanha-a-Nova (dias 30 de julho e 10 de agosto), Oleiros (31 de agosto) e Figueira da Foz (16 de julho e 6 de agosto).