O Município de Oleiros voltou a promover, em parceria com a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa – e a Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, duas sessões informativas de esclarecimento para empresários e associações do concelho. Numa primeira fase ficou a cargo da AEBB e com coordenação da diretora-adjunta, Sónia Azevedo, se focou sobretudo na formação de recursos humanos na área digital através de mecanismos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, em algumas linhas de apoio e incentivos do PT2030 dedicadas aos territórios de baixa densidade com foco no setor da indústria e do turismo e ainda de algumas medidas de investimento nas explorações agrícolas no âmbito do PDR2020, como a autarquia explica em nota.
Miguel Marques, presidente da Câmara de Oleiros, iniciou a sessão dando as boas-vindas aos presentes e destacou o facto de as empresas do concelho “estarem atentas” aos apoios disponíveis. Acerca do aproveitamento dos fundos do PRR no distrito de Castelo Branco, o autarca destacou o facto de só a capital de distrito ter mais aproveitamento destes fundos em relação a Oleiros, o que considera ser um “sinal que temos um tecido empresarial atento e pró-ativo, que utiliza o que tem à disposição junto da Câmara Municipal para obter informação e que avançam para as candidaturas, nomeadamente na eficiência energética e na descarbonização”.
Já numa segunda fase, coube à Pinhal Maior, através do seu coordenador, Augusto Nogueira, abordar o apoio personalizado disponível para aqueles que pretendem candidatar-se a programas de financiamento. Após auscultar os participantes, foram delineadas as estratégias de desenvolvimento desta entidade para os próximos anos (2023/27), de forma a corresponder às necessidades dos concelhos abrangidos pela sua jurisdição, incluindo Oleiros.