Festival do Peixe do Rio renova sucesso

Festival do Peixe do Rio renova sucesso

Cinco associações da freguesia de São Pedro do Esteval, do concelho de Proença-a-Nova, garantiram os pratos com peixe do rio durante a 4ª edição do Festival do Peixe do Rio, numa celebração da gastronomia tradicional.

O presidente da Câmara proencense refere que “tem sido estratégia do Município dinamizar feiras temáticas sobre os nossos recursos endógenos”, dando o exemplo de outros certames, como, o Festival da Cereja e do Limão, em Montes da Senhora, ou o Festival do Maranho e do Plangaio, em Sobreira Formosa.

No caso do Festival do Peixe do Rio, João Lobo explica que “está relacionado com a vivência das populações desta freguesia com a Ribeira da Pracana e o Rio Ocreza ao longo dos anos, nomeadamente através de uma atividade como a pesca”. O peixe frito ou as sopas de peixe são dois exemplos de como se transforma este recurso que esteve à disposição dos visitantes.

Por sua vez, Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval, acrescentou que estas são iguarias sempre presentes à mesa não apenas nos dias de festa, complementadas no festival por outros petiscos igualmente típicos, como o javali, o maranho, a tigelada ou as filhós enroladas.

A juntar à componente gastronómica, o Festival ofereceu também um diversificado programa de animação, com muita música e teatro, assim como um workshop de cozinha para aprender a cozinhar as sopas de peixe.