Programa promoveu a inclusão e a deteção precoce do daltonismo na Beira Baixa

Programa promoveu a inclusão e a deteção precoce do daltonismo na Beira Baixa

No âmbito do PIICIE 2.0 – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar -, promovido pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa -, a ColorADD.Social implementou o “Programa ColorADD nas Escolas” durante o ano letivo 2022023, com o objetivo de promover a inclusão e a deteção precoce do daltonismo na região da Beira Baixa.

O programa visa sensibilizar a comunidade educativa para o daltonismo através da criação de escolas e bibliotecas inclusivas, como é explicado em nota. A sua abordagem consiste em incentivar a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, através da adoção do código ColorADD – O Alfabeto das Cores.

A CIMBB conta que, na Beira Baixa, o programa abrangeu 6 municípios, envolveu 8 óticas nos rastreios e alcançou um total de 30 escolas do 1º Ciclo, beneficiando diretamente 684 alunos. Durante o programa foram realizados 663 rastreios de daltonismo e de acuidade visual, envolvendo, também, 81 professores, auxiliares e técnicos. Além disso, foram realizadas 41 ações de sensibilização e capacitação, bem como 41 atividades “ver e sentir as cores”.

A iniciativa visou facilitar a integração social das pessoas com dificuldades na identificação de cores, através da adoção do código ColorADD e promover a deteção precoce do daltonismo na infância, contribuindo para a criação de escolas inclusivas e, consequentemente, para a luta contra o abandono e insucesso escolar. O programa procura garantir a acessibilidade à cor nas bibliotecas e salas de aula, permitindo incluir todas as crianças, independentemente das suas dificuldades visuais, e, ao mesmo tempo, sensibilizar os alunos para a importância de lidar com a diferença e da necessidade de se saber relacionar com ela.

Através deste programa, a ColorADD.Social levou às escolas uma ferramenta lúdica e divertida para ajudar os alunos a familiarizarem-se com uma nova linguagem que os irá auxiliar na tomada de decisões autónomas sempre que a cor for um fator de decisão, orientação ou escolha, e que os acompanhará ao longo do seu percurso escolar.