Dez dos onze concelhos do distrito de Castelo Branco encontram-se em Situação de Calamidade, decretada pelo Governo e em vigor até domingo, 8 de fevereiro.
Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão são os municípios que integram esta lista do Governo devido aos danos causados pela tempestade Kristin, no passado dia 28 de janeiro, de acordo com a publicação do Diário da República.
Assim, estão acionadas as estruturas de coordenação política e institucional territorialmente competentes e ativados os Planos de Emergência de Proteção Civil do respetivo nível territorial.
A declaração prevê, ainda, a dispensa de serviço ou a justificação das faltas dos trabalhadores, do setor público ou privado, que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário ou de voluntário na Cruz Vermelha Portuguesa, salvo aqueles que desempenhem funções nas Forças Armadas, nas Forças de Segurança e na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, bem como em serviço público de prestação de cuidados de saúde em situações de emergência.