A associação cultural Ajidanha esteve reunida, recentemente, em Assembleia Geral, onde decorreu a tomada de posse dos seus órgãos sociais para o ano de 2026, iniciando um novo ciclo marcado por uma programação cultural ambiciosa e diversificada.
Rui Pinheiro mantém-se como presidente da direção, como dá conta a autarquia de Idanha-a-Nova, que realça 2026 como um ano de intensa atividade cultural para a Ajidanha, “reforçando o seu papel na dinamização artística e cultural, através de um conjunto alargado de iniciativas e projetos”.
Entre os destaques para este ano, está a realização de mais uma edição do Festival de Teatro de Idanha-a-Nova, iniciativa já consolidada no panorama cultural da associação. A edição de 2026 deverá assumir um caráter particularmente internacional, contando com a participação de companhias e artistas de vários países, reforçando a projeção da Ajidanha além-fronteiras.
No âmbito da criação artística, a nova produção teatral da associação irá apostar num universo dedicado à infância, respondendo às várias solicitações que a Ajidanha tem vindo a receber pelo seu trabalho junto dos públicos mais jovens.
Outro projeto será o Festival Internacional de Contos – Contos na Oliveira, que pretende não só diversificar e ampliar a sua programação, como também desenvolver atividades paralelas ao longo de todo o ano.
Além destes projetos, a Ajidanha mantém o compromisso com outras iniciativas já em curso e confirma o regresso à produção de curta-metragens, uma área que volta a integrar o plano de atividades para 2026.
A itinerância dos espetáculos que a associação tem em carteira vai continuar, igualmente, a ser uma prioridade ao longo do ano. Destaque-se ainda o facto de a Ajidanha ter uma viatura nova recém-adquirida que vai ajudar à concretização destas atividades.
A Ajidanha refere que vai tentar ainda responder às diversas solicitações que tem recebido de outras entidades do concelho de Idanha-a-Nova.