VMER de Castelo Branco alcança resultados de excelência em 2025

VMER de Castelo Branco alcança resultados de excelência em 2025

A ULS – Unidade Local de Saúde – Castelo Branco divulgou os resultados da atividade da VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação – de Castelo Branco relativos ao ano de 2025, os quais evidenciam um desempenho altamente positivo deste meio de intervenção em emergência médica pré‑hospitalar.

Durante o ano de 2025, é referido em nota que a VMER foi acionada 1.257 vezes, “demonstrando a importância deste recurso na resposta às situações críticas do distrito”. Os meses com maior número de acionamentos foram janeiro (124), julho, agosto e dezembro (107).

A VMER de Castelo Branco registou uma taxa de operacionalidade anual de 98,5%, revelando uma capacidade de resposta altamente consistente e eficiente. Todos os meses atingiram ou superaram valores de 99%, sendo que o mês de janeiro de 2025 destacou‑se ao alcançar 100% de operacionalidade. A inoperacionalidade total da VMER em 2025 não ultrapassou 1,5%, “valor considerado residual perante o volume de atividade registado”, frisa a ULS de Castelo Branco.

Para este organismo, os resultados alcançados pela VMER de Castelo Branco em 2025 refletem “o profissionalismo, a dedicação e o elevado sentido de missão das equipas que diariamente garantem uma resposta rápida e diferenciada às situações de emergência médica”. A taxa de operacionalidade registada e o volume de atividade “demonstram a confiança que a população deposita nos nossos serviços e a capacidade da instituição em assegurar cuidados de elevada qualidade, mesmo em contextos de grande exigência”, considera a ULS de Castelo Branco.

Este organismo refere ainda que irá continuar “empenhado em reforçar recursos, investir na formação e melhorar continuamente processos, para que a nossa resposta seja cada vez mais eficaz e centrada nas necessidades das pessoas.”