CIMBB preocupada com carências da ULS de Castelo Branco

CIMBB preocupada com carências da ULS de Castelo Branco

A CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa -, representada pelos presidentes dos sete Municípios abrangidos pela ULS – Unidade Local de Saúde – de Castelo Branco e pelo primeiro-Secretário Executivo, esteve reunida, recentemente, com o Conselho de Administração da referida Unidade, na sede da Comunidade, em Castelo Branco.

Na agenda estiveram dois temas: os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados de Saúde Hospitalares. Na reunião, foram registadas pelos presidentes as necessidades de investimento na ULS Castelo Branco, que está a braços com falta de recursos humanos e financeiros, realça a CIMBB em nota.

O Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco apelou aos Municípios para o ajudar a atrair médicos para a região, dada a dificuldade em que a Unidade se debate para ter estes profissionais, o que se reflete no Hospital e na falta de médicos de família nos Cuidados de Saúde Primários.

A CIMBB registou esta preocupação e lamentou a pouca relevância dada à ULS de Castelo Branco pela Administração Central. Regista também que, tanto a Comunidade como o Conselho de Administração da ULS têm sido sucessivamente ignorados pela tutela. A CIMBB frisa que se têm multiplicado os pedidos de reunião ao Ministério da Saúde e à Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, sem que tenha havido qualquer resposta. O último pedido data de 17 de dezembro. Esta injustificável falta de resposta da tutela “acaba por se refletir no serviço prestado às populações”, considera a CIMBB.

De lembrar também que a CIMBB está, desde dezembro de 2023, sem um representante no Conselho de Administração, tendo sido várias as tentativas para resolver a situação. O nome apontado no início de 2024 foi recusado pela tutela, tendo sido imposto à Comunidade que nomeasse uma mulher, para garantir a paridade do órgão. No entanto, “esta paridade, e respetivo cumprimento da Lei, não foi tida em conta pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde quando constituiu o referido Conselho de Administração”, esclarece a CIMBB.

Já em janeiro deste ano, a Comissão para a Igualdade de Género, após uma participação da Comunidade, remetida em setembro de 2025, respondeu que solicitou à Direção Executiva do SNS a prestação de esclarecimentos adicionais relativamente à atual composição do Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco, E.P.E.

A ULS de Castelo Branco abrange sete dos oito Municípios da CIMBB. Apenas Vila de Rei integra a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.