Cerca de 800 autarcas estiveram reunidos no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Município de Castelo Branco marcou presença, sendo representado por Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, e por Valter Lemos, presidente da Assembleia Municipal.
Durante o Congresso, Leopoldo Rodrigues foi eleito para o Conselho Fiscal da associação, ocupando a 3ª posição na lista de efetivos. O Conselho Fiscal é composto por 13 elementos, sendo um presidente, cinco vice-presidentes e sete vogais.
A autarquia refere que a participação ativa de Castelo Branco “reafirma o compromisso do Município com uma governação participativa e colaborativa, que visa encontrar soluções para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da sua população”.
O Município albicastrense refere que tem adotado “uma postura proactiva na construção de um poder local mais forte e eficiente, capaz de responder aos desafios contemporâneos e promover a coesão social e territorial”.
Pedro Pimpão, autarca de Pombal, foi eleito presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, sucedendo a Luísa Salgueiro, que irá presidir à Mesa do Congresso e, por inerência, ao Conselho Geral. O candidato único foi eleito para o mandato compreendido entre 2025 e 2029.