SEMPRE por todos pede maior rigor e organização orçamental nos apoios municipais

SEMPRE por todos pede maior rigor e organização orçamental nos apoios municipais
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

Em reunião extraordinária de executivo da Câmara de Castelo Branco (28 de novembro) esteve a votação o acordo de colaboração com a Junta de Freguesia dos Escalos de Cima, destinado ao financiamento da edição 2025 da Feira das Sopas (que se realizou no último fim-de-semana, 29 e 30 de novembro) através de um apoio municipal de 29.000€.

Em comunicado, o Jorge Pio, da coligação SEMPRE por todos (PSD/CDS-PP), explica que “a coligação votou a favor, reconhecendo o valor cultural e social do evento para a comunidade local e para a vida do concelho”. No entanto, a coligação entregou, ainda assim, uma declaração de voto que foi anexada à ata, para memória futura, em que defende “a necessidade de melhorar estes procedimentos, garantindo mais rigor, transparência e planeamento”.

Segundo o vereador da oposição, “este é o caminho para uma gestão mais justa, mais equilibrada e verdadeiramente próxima das pessoas. Todas as freguesias têm de se sentir valorizadas”.

O outro tema em apreciação na ordem de trabalhos foi o conjunto de acordos de cessão de posição contratual entre a Aptivport Services e a S.A. Manufacturing Unipessoal, Lda., incluindo protocolos datados de 2007 e 2020, bem como um contrato de arrendamento urbano celebrado em 2024. A coligação votou também favoravelmente.

Sobre este ponto, o Jorge Pio destacou que “estes acordos garantem estabilidade e segurança num processo que tem impacto direto na atividade empresarial instalada. Votámos a favor porque entendemos que a continuidade e a clareza contratual são essenciais para o desenvolvimento económico do concelho”.

A coligação SEMPRE por todos reafirma, reunião após reunião, o seu compromisso com uma gestão municipal assente no rigor, na equidade e na valorização de todo o território.