A Age.Comm – Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais -, do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – organizou o 4º Congresso Internacional subordinado ao tema “Desafios do Envelhecimento: Criatividade, Conectividade e Inclusão”.
A organização deste congresso internacional enquadrou-se na missão da Age.Comm em produzir conhecimento interdisciplinar, fomentar a inovação social e promover comunidades envelhecidas funcionais, afirmando esta unidade de investigação como uma referência regional e nacional no campo da investigação interdisciplinar sobre o envelhecimento. Por outro lado, demonstrou que a produção de conhecimento pode promover a coesão territorial através da investigação.
O IPCB refere que o congresso foi estruturado à volta dos vários eixos temáticos, que representam uma resposta aos desafios societais do envelhecimento, e estão alinhados com os grandes paradigmas internacionais do envelhecimento. Assim, durante três dias, cerca de 200 participantes, de Portugal, Brasil e Espanha, discutiram o envelhecimento como um fenómeno transversal a todas as dimensões da vida contemporânea. Foram apresentados 103 comunicações e 36 posters sobre a inteligência artificial aplicada ao apoio à autonomia e aos cuidados, as tecnologias sociais e digitais para a inclusão e a conectividade, os modelos intergeracionais de aprendizagem e solidariedade, estratégias de sustentabilidade económica, estratégias de promoção do envelhecimento na comunidade e a educação para o envelhecimento, enquanto dimensão essencial da cidadania contemporânea.
Em 2027, a Age.Comm voltará a reunir investigadores, profissionais e decisores para dar continuidade a uma agenda de ciência, inovação e responsabilidade social dedicada ao envelhecimento.