O Município de Castelo Branco e a InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro – dinamizaram duas ações estratégicas dirigidas à República da Guiné Equatorial e ao Brasil (Estado de Santa Catarina), com o objetivo de promover a internacionalização, o reforço das relações comerciais e a criação de novas oportunidades de negócio entre empresas e entidades de mercados externos.
A autarquia albicastrense conta que na Embaixada da República da Guiné Equatorial, em Lisboa, decorreu uma sessão de prospeção ao mercado desse país, que reuniu mais de 35 participantes, incluindo 21 empresas portuguesas do setor agroalimentar.
Esta ação pretendeu, sobretudo, preparar as empresas para a exportação para a Guiné Equatorial e estabelecer as bases para a realização de uma futura missão empresarial entre ambos os territórios.
A sessão contou com a presença do Embaixador da República da Guiné Equatorial, Tito Mba Ada; do Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Artur Silva; do presidente e da Vereadora da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues e Christelle Domingos, entre outras entidades de referência estratégica.
Um dos momentos de destaque foi a assinatura do Livro de Honra entre o Embaixador da República da Guiné Equatorial e o Presidente da Câmara de Castelo Branco, reforçando o compromisso institucional entre os dois territórios e a vontade de promover novas dinâmicas de cooperação.
Já a outra ação recebeu na cidade albicastrense a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal de Santa Catarina, uma comitiva que integrou 39 empresários de vários setores, com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação e promover o intercâmbio empresarial.
