O Município de Oleiros reafirmou o seu compromisso na prevenção e sensibilização para riscos de saúde ao ter assinalado o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro).
A Unidade Móvel de Saúde, criada em 2015 pelo Município de Oleiros, tem desempenhado um papel essencial sensibilização para a diabetes, através de ações regulares de rastreio, prevenção e educação para a saúde em todas as localidades do Concelho.
De acordo com dados da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Oleiros, 13,7% da população do concelho vive com Diabetes, valores próximos da média nacional (14,2%) e regional (15,3%). A este nível está a ser implementado um projeto que, além destes aspetos, dá especial atenção à problemática do “Pé Diabético”.
Sílvia Antunes, enfermeira da Unidade Móvel de Saúde refere que “a prevalência dos utentes com Diabetes avaliados pela nossa Unidade Móvel de Saúde é de 30%, o que significa que, mensalmente, temos um papel de ensino, prevenção e tratamento de complicações que se podem traduzir em situações de maior gravidade, de modo a lidarem com esta doença crónica de forma única e individualizada, na tentativa de melhorar a sua qualidade de vida”.
A Unidade Móvel de Saúde está presente quinzenalmente no Jardim Municipal de Oleiros, proporcionando atendimento livre a toda a população, sem necessidade de marcação prévia.
A autarquia oleirense sublinha que a prevenção na saúde continua a ser uma das prioridades do trabalho desenvolvido, numa luta constante contra uma doença crónica e silenciosa que precisa de ser cada vez mais falada.