Concluído projeto de Creche e Jardim de Infância na Quinta Pires Marques

Concluído projeto de Creche e Jardim de Infância na Quinta Pires Marques

Já foi elaborado o projeto para uma nova Creche e Jardim de Infância na Quinta Pires Marques, em Castelo Branco.

A Câmara Municipal revela que pretende avançar, em breve, com a construção de um novo equipamento social, numa parcela de terreno localizado junto à Praceta do Carvalhal, com uma área de 6.300m2.

Esta iniciativa enquadra-se nos objetivos estratégicos do Município, procurando responder às atuais exigências de qualidade e bem-estar, bem como à crescente procura deste tipo de valências.

O novo equipamento será concebido para proporcionar um ambiente acolhedor, lúdico, educativo e seguro, capaz de promover o desenvolvimento integral das crianças, garantindo condições adequadas ao seu processo evolutivo, sublinha a autarquia albicastrense

O edifício terá capacidade para 159 crianças no total, nas duas valências.

A creche estará disponível para acolher 84 bebés, com 2 berçários (10 + 10); 2 salas de atividades para aquisição de marcha até aos 24 meses (14 + 14); 2 salas de atividades dos 24 aos 36 meses (18 + 18); e espaços de apoio específicos à valência de creche.

Já o Jardim de Infância poderá receber 75 crianças, com 3 salas de atividades (25 + 25 + 25); e espaços de apoio específicos à valência de Jardim de Infância.

A infraestrutura irá incluir também áreas de receção, administração, cozinha, refeitórios, lavandaria, zonas para o pessoal e diversos espaços exteriores, tais como recreio coberto, recreio ao ar livre, parque infantil, área para educação física, horta pedagógica e zonas verdes.

O projeto prevê, igualmente, a reorganização do espaço público envolvente, com o objetivo de melhorar a circulação pedonal e rodoviária e criar novas soluções de estacionamento. Serão incluídos lugares destinados a pessoas com mobilidade condicionada, pontos de carregamento para veículos elétricos e estacionamento para viaturas de serviço afetas ao equipamento.

A Câmara de Castelo Branco revela ainda que o valor estimado para a execução desta empreitada ronda os 3 milhões de euros.