No quadro do procedimento que esteve em consulta pública até 2ªfeira, 10 de novembro, sobre a proposta de “Rede de Referenciação Hospitalar – Pediatria”, a ULS – Unidade Local de Saúde – de Castelo Branco manifestou a sua discordância em relação à classificação que lhe foi atribuída: Hospital de Nível Ib.
A partir de uma análise rigorosa dos critérios definidos no documento em consulta pública, a ULS de Castelo Branco faz saber que considera que a classificação proposta “não corresponde à realidade assistencial, técnica e organizacional da instituição, nem reconhece o investimento contínuo realizado na qualificação dos serviços e que é merecedora de uma classificação num nível acima: Hospital de Nível IIa”.
A instituição diz que dispõe de uma estrutura pediátrica “consolidada, em funcionamento 24 horas por dias, 7 dias por semana e com capacidade para responder às necessidades da população infantil e juvenil da sua área de influência”.
A equipa médica é composta por pediatras com formação e experiência em Neonatologia, bem como em outras áreas de especialização pediátrica, assegurando uma resposta clínica diferenciada e integrada.
A ULS de Castelo Branco considera que cumpre integralmente os critérios para ser classificada como Hospital de Nível IIa, e solicitou a revisão da proposta, de forma a garantir uma representação justa e adequada da capacidade instalada e da qualidade dos cuidados prestados.