Proença-a-Nova já identificou mais de 50% da área do concelho

Proença-a-Nova já identificou mais de 50% da área do concelho

Proença-a-Nova está entre os concelhos do país que mais têm contribuído para o sucesso do BUPi – Balcão Único do Prédio – em Portugal, sendo atualmente o 4º município do país com mais propriedades identificadas – mais de 46% das matrizes identificadas.

Desde o início do projeto, o Município sublinha que tem apostado fortemente na divulgação, no apoio técnico e na proximidade com os munícipes, permitindo que cada vez mais proprietários possam usufruir deste serviço.

A autarquia considera que “o resultado deste trabalho é expressivo”, com mais de 62 mil propriedades identificadas (46% das matrizes), que representam mais de 20 mil he georreferenciados (51% da área), fruto do envolvimento e participação de mais de 5 mil proprietários. Cada registo feito é “muito mais do que um dado técnico — é um gesto de confiança no futuro, um contributo para a gestão florestal sustentável, a prevenção de incêndios, o ordenamento do território e um melhor planeamento futuro, reforçando a segurança e a coesão do concelho”.

O sucesso deste projeto deve-se “também à dedicação das equipas municipais, cuja proximidade e capacidade de resposta têm sido essenciais para esclarecer dúvidas, apoiar cidadãos menos familiarizados com ferramentas digitais e garantir que o processo decorre de forma simples, acessível e transparente”, frisa a autarquia de Proença-a-Nova.

Mais do que uma plataforma tecnológica, o BUPi é um projeto de preservação da memória coletiva, que liga as pessoas às suas origens e valoriza o legado herdado das gerações anteriores.

Os proprietários têm até 31 de dezembro para fazer o registo gratuitamente.