Leopoldo Rodrigues (Partido Socialista) foi reeleito presidente da Câmara de Castelo Branco para o mandato de 2025/29, com 32,69% (5.961 votos).
Desta forma, o PS elegeu três vereadores, assim como a coligação SEMPRE por todos, que obteve 30,90%. A IL – Iniciativa Liberal – tornou-se a terceira força política, conseguindo um vereador, com 18,79%.
De acordo com os dados do Ministério da Administração Interna, nestas eleições Autárquicas 2025, seguiu-se o CHEGA (10,86%), coligação Esquerda Livre (2,65%) e a CDU (1,52%).
Saídos os resultados oficiais, Leopoldo Rodrigues afirmou que este resultado representa o reconhecimento e a confiança depositada na candidatura apresentada aos albicastrenses.
Leopoldo Rodrigues deixou ainda uma palavra de reconhecimento e de consideração pelos seus opositores e que “na política faz se com todos, com os que ganharam ou perderam”.
O reeleito presidente da autarquia albicastrense terminou a sua declaração, afirmando que “com grande orgulho que sou presidente da Câmara de Castelo Branco e irei servir os albicastrenses por esta via”.
Já o cabeça de lista da coligação SEMPRE por todos não quis prestar declarações à comunicação social, remetendo uma reação em comunicado. No documento é referido que José Augusto Alves já havia parabenizado o candidato vencedor, desejando-lhe sucesso. Também se pode ler que “a democracia faz-se com respeito e com a vontade dos cidadãos”. O SEMPRE por todos felicita todos os autarcas eleitos nas freguesias e que “o vosso trabalho e dedicação são motivo de orgulho para todos nós”.
Por sua vez, José Henriques, da IL destacou os resultados, classificando como uma “vitoria estrondosa”.
José Henriques a frisar o crescimento da IL, ao conquistar o primeiro candidato da história do partido a ser eleito numa eleição autárquica.
Já João Ribeiro, do CHEGA, admitiu que o resultado obtido não foram os esperados.
João Ribeiro, do CHEGA, a fazer um rescaldo dos resultados finais para a Câmara de Castelo Branco.
Para Mário Camões, da coligação Esquerda Livre, que se mostrou satisfeito, realçou o crescimento obtido, que agregam Bloco de Esquerda e Livre.
Mário Camões, da Esquerda Livre, referiu ainda que não estão desmotivados e que agora é pensar no futuro e preparar as próximas eleições autárquicas.
E ainda Carlos Canhoto, da CDU, não quis prestar declarações.
De acrescentar que segundo os dados divulgados, num total de 47.978 eleitores, votaram 61,33% (29.424 votantes).
Quantos aos resultados referentes às Assembleias de Freguesia, o SEMPRE por todos conquistou 13 freguesias; o PS 8; e uma candidatura independe.
Relacionado com os municípios do distrito de Castelo Branco, o PS conquistou 7 Câmaras Municipais, o PSD 3, e uma candidatura independente venceu uma autarquia.
Ricardo Pires Coelho