O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO esteve presente na 10ª edição da Naturcyl – Feira Internacional de Ecoturismo, que se realizou na Segóvia, na região de Castela e Leão, Espanha.
Este evento, reconhecido como um dos maiores no sector do ecoturismo, reúne especialistas, operadores turísticos e amantes da natureza com o objetivo de promover práticas sustentáveis de turismo e conservação ambiental.
Com uma forte aposta na promoção do ecoturismo, o Geopark Naturtejo conta que destacou os seus “excecionais recursos naturais e culturais, que têm sido reconhecidos mundialmente desde a sua inclusão na Rede Global de Geoparques da UNESCO, em 2006”. A participação na Naturcyl visou divulgar o potencial do território como destino turístico, destacando as suas paisagens únicas, percursos pedestres, atividades ao ar livre e o património imaterial que o torna um destino único no contexto do ecoturismo europeu.
O evento foi uma oportunidade para mostrar ao público e aos profissionais do setor a importância da preservação e da sustentabilidade como elementos fundamentais do turismo. Durante a feira, houve oportunidade de apresentar a Rede Portuguesa de Geoparques UNESCO como potencial atrativo turístico para quem busca destinos autênticos e singulares. Além disso, o Geopark Naturtejo esteve no stand Turismo Centro de Portugal, onde foram partilhadas informações sobre o destino e as atividades que promovem a interação direta com a natureza, como o turismo de observação de aves, as caminhadas geológicas e as experiências culturais com os habitantes locais.
A participação na Naturcyl 2025 “fortaleceu ainda mais a presença do Geopark Naturtejo no mercado internacional de ecoturismo, reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento do turismo responsável”.