Joaquim Morão dá nome ao Aeródromo Municipal de Castelo Branco

Joaquim Morão dá nome ao Aeródromo Municipal de Castelo Branco
Fotografia: Ricardo Pires Coelho.

A partir de agora o aeródromo albicastrense passa a chamar-se de Aeródromo Municipal de Castelo Branco Comendador Joaquim Morão.

A mudança do nome ocorreu esta 5ªfeira, 25 de setembro, nesta infraestrutura, no seguimento da apresentação da nova imagem.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara de Castelo Branco começou por dizer que “o momento é mais que simbólico, é importante para nós”, por estar reunido o Cluster Aeronáutico.

Leopoldo Rodrigues afirmou que se deve ao Comendador Joaquim Morão o arranque do aeródromo municipal, “pela sua visão”, vendo o “potencial de desenvolvimento de Castelo Branco”. O autarca acrescentou que a alteração do nome deste espaço não é só “uma questão de justiça”, considerando que “é a infraestrutura mais importante e de futuro do concelho”.

O presidente da Câmara de Castelo Branco frisou que agora o nome do Comendador Joaquim Morão estará associado aos voos, quer a nível nacional quer internacional, representando o seu contributo para o concelho.

Leopoldo Rodrigues confessou que na primeira abordagem que fez o Comendador Joaquim Morão sobre a alteração do nome, este lhe disse que não aceitava, mas que conseguiu convencer e, com alguma persistência, aceitou.

Por sua vez, o Comendador Joaquim Morão agradeceu o gesto, recordando que esteve 16 anos à frente da Câmara de Castelo Branco, servindo o concelho com diversos investimentos e “infraestruturas ímpares”.

O Comendador Joaquim Morão sobre a criação do Aeródromo Municipal de Castelo Branco, um investimento de quando era presidente da autarquia albicastrense.

Ainda durante a ocasião, o diretor do Aeródromo Municipal começou por dizer que este é um “reconhecimento justo, feito em vida, para que veja o quanto a sua visão está a dar frutos”. O momento “não só celebra o aeródromo, como reconhece uma pessoa”, que deu os primeiros passos no Aeródromo Municipal.

Amândio Nunes explicou que também foram apresentadas as novas placas de estacionamento de aeronaves, traduzindo-se num aumento de capacidade de 7.500m2 para 18.500m2, alcançando, assim, um “novo patamar de ambição”. Lembrou também a criação do Cluster Aeronáutico, que envolve a autarquia, empresas do setor e entidades de formação, representando “um marco importante para o desenvolvimento da indústria aeronáutica” em Castelo Branco.

O responsável aproveitou a ocasião para lançar dois desafios ao presidente da Câmara Municipal, concluído e aprovado o projeto de iluminação, avançar com a sua construção; e a criação de acessos e estacionamentos aos hangares.

Joaquim Morão dá nome ao Aeródromo Municipal de Castelo Branco
Fotografia: Ricardo Pires Coelho.

Ricardo Pires Coelho