A Sessão Solene de Abertura do 10º Curso de Ingresso na Carreira Especial de Inspeção da ASAE decorreu recentemente no Auditório do Centro de Formação da ASAE de Castelo Branco.
A sessão contou com a presença de representantes de diversas entidades, acompanhando assim os novos 22 formandos, que irão adquirir conhecimentos, técnicas e atitudes adequadas ao desempenho das suas funções, assumindo um compromisso com a cidadania e o serviço público, contribuindo para uma sociedade mais justa e segura.
A Câmara de Castelo Branco dá conta que o curso terá uma componente teórica nas áreas de competência da ASAE e uma formação prática em contexto de trabalho.
A realização de mais um curso no Centro de Formação da ASAE em Castelo Branco “consolida a estratégia de valorização do Interior e a importância da existência destas instalações na cidade albicastrense, onde já se formaram mais de 200 inspetores nos últimos anos” refere a autarquia.
De recordar que as instalações da Unidade Operacional da ASAE em Castelo Branco são cedidas pela Câmara Municipal há largos anos, tendo o último protocolo sido assinado em janeiro de 2024, renovando a cedência de instalações por mais 15 anos.
Além do Pólo de Formação (onde se realizam ações de formação, cursos iniciais e de atualização profissional, seminários temáticos, ações de divulgação e informação), as instalações englobam um Armazém de Material Apreendido (unidade que centraliza a recolha de todos os materiais apreendidos no país), um Centro de Apoio Logístico e Administrativo (recolha e tratamento das reclamações e denúncias e o tratamento informático das fichas de operadores fiscalizados e os boletins de recolha de amostras) e um Núcleo Museológico (espaço que mostra a evolução da fiscalização da atividade económica e alimentar ao longo do tempo, preservando acervo documental e equipamento laboratorial).