A Azeitona Galega da Beira Baixa já recebeu o certificado de Indicação Geográfica Protegida, pela Comissão Europeia.
Este produto endógeno foi o mais recente produto português a juntar-se a esta lista, através de um trabalho desenvolvido há vários anos pela APABI – Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior.
A partir deste momento todos os produtores de Azeitona Galega da área geográfica abrangida por esta associação dispõem de um instrumento de valorização e comunicação desta azeitona de conserva, tipicamente desta região do país, perante os diferentes mercados.
João Pereira, presidente da APABI, explicou que esta variedade de azeitona tem menor rentabilidade na produção de azeite e que tem particularidades em campo e esta certificação é uma mais-valia para o produtor.
A entrega da certificação da “Galeguinha”, como João Pereira, presidente da APABI, apelida a Azeitona Galega da Beira Baixa, é “um dia histórico”.
Apesar do processo realizado até aqui, há agora um trabalho que começa, para provar a todos que são capaz de colocar esta azeitona no mercado.
Notoriedade essa que a azeitona galega da Beira Baixa já tem, numa vertente mais histórica, mas que necessita do reconhecimento para “que haja produção e estancar o abandono da galega”, realçou o presidente da APABI.
Um dos passos é também a adaptação dos lagares “da melhor forma”, para a azeitona que vai para o azeite e outra para conserva. João Pereira acrescentou que, para tal, “é preciso um elo de ligação com a indústria da conserva”.
João Pereira, presidente da APABI, a referir que está dado o ponto de partida para se desenvolver um novo produto, de confiança, para a Azeitona Galega da Beira Baixa.
A entrega do certificado aconteceu na propriedade de Eduardo Rodrigues, no Lagar Fio da Beira, Freguesia de Almaceda, concelho de Castelo Branco. Este é o maior olival a norte do Tejo, com 800he, e que 20% é de azeitona galega.
O proprietário falou da mais-valia da certificação para a região, assim como para esta variedade da azeitona.
Com a certificação da Azeitona Galega da Beira Baixa, Eduardo Rodrigues, proprietário do Lagar Fio da Beira, e onde decorreu a cerimónia de entrega, espera agora que se possa tirar o melhor proveito deste produto.
Ricardo Pires Coelho