Os judocas albicastrenses Diogo Côrte (-73kg, Mosaico) e Cláudia Gaspar (-57kg, síndrome de Down) sagraram-se Campeões da Europa Judown em Lindesberg, Suécia.
Ambos atletas da Escola de Judo Ana Hormigo e utentes da APPACDM de Castelo Branco participaram nesta 5ª edição do Campeonato da Europa para pessoas com Síndrome Down. Esta competição organizada pela Sports Union for Athletes with Down Syndrome, acolhendo a prova individual e a prova por equipas.
A representar a seleção nacional da Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual Portugal, os dois atletas obtiveram dois ouros entre os cinco ouros conquistados pela comitiva portuguesa, “demonstrando grande atitude e espírito competitivo”, refere o clube de judo de Castelo Branco. Além de terem vencido os combates das suas categorias individuais, Cláudia e Diogo alinharam ainda na competição por equipas onde derrotaram a Finlândia e a Polónia na poule, a equipa das Balcãs (Croácia e Bulgária) na meia-final, tendo apenas cedido frente à Turquia. Trazem assim da Suécia a medalha de ouro individual e a medalha de prata por equipas.
Este resultado coletivo evidencia a evolução do judo adaptado em Portugal e o trabalho desenvolvido tanto no clube como na seleção de judo adaptado, realça a Escola de Judo Ana Hormigo.
A treinadora destes atletas, Sofia Côrte, a qual integrou a equipa técnica desta comitiva, manifestou grande satisfação pelos excelentes resultados alcançados.
Este é o reflexo de um trabalho feito com o coração, por uma equipa que, apesar de atuar em moldes não profissionais, tem elevado o nome do concelho de Castelo Branco a nível internacional, reforça Ana Hormigo.