A Fábrica da Criatividade tem patente a exposição “2112: Raw.”, da autoria de Duarte Vaz Jorge, até 23 de Maio.
A mostra convida o público a entrar no universo da coleção “2112: Raw.”, um exercício artístico que parte de uma visão futurista e distópica para explorar o processo criativo na moda.
Situada num futuro onde figuras enigmáticas e sem rosto, os Anomals, transportam o Cyberlight, um vírus simbólico capaz de reacender a essência de viver, a coleção desenvolve-se como um ensaio visual e conceptual sobre identidade, transformação e resistência. As peças expostas são protótipos em estado inacabado, cobertos com gesso, num gesto que os coloca entre o esboço e a forma definitiva. Nesta suspensão entre matéria e ideia, cada escultura assume-se como testemunho de um processo criativo em curso.
Mais do que apresentar um produto final, “2112: Raw.” dá a ver o próprio ato de criação, expondo a moda como uma linguagem viva, imperfeita e mutável. As obras respiram no seu inacabado, na sua rigidez aparente, revelando a beleza do transitório e a força da construção artística em estado bruto. Esta exposição oferece, assim, uma reflexão sobre o fazer artístico e sobre a forma como a moda pode ser entendida para além da superfície, como narrativa, manifesto e metamorfose.