A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Castelo Branco, em parceria com a Comarca de Castelo Branco e a Leroy Merlin, remodelaram a atual Sala Trevo, devido à necessidade de humanizar um espaço adequado a vítimas de violência doméstica, enquanto esperam pela diligência judicial no Tribunal de Castelo Branco.
Ao pessoal técnico desta estrutura é solicitado o acompanhamento das vítimas na tomada de declarações para memória futura em diligências judiciais, e para que as vítimas se sintam em privacidade é disponibilizada uma sala onde se aguarda o início da diligência. Contudo a mesma não era adequada, nomeadamente para as crianças e jovens, pois, muitas delas chegam a este espaço numa situação de grande fragilidade, explica a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.
Na exposição desta situação à administração do Tribunal de Castelo Branco, foi facultada uma sala que poderia ser decorada, tornando-a mais acolhedora para receber as crianças e jovens e vítimas de violência doméstica aquando da espera da diligência.
A empresa francesa, com loja em Castelo Branco, disponibilizou-se em apoiar a equipa a humanizar a sala do tribunal, pelo que procederam à pintura do espaço, cedência de material e a toda a modificação necessária, transformando este espaço na Sala Trevo, um local mais harmonioso, confortável e aprazível.
De recordar que os serviços da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Castelo Branco são gratuitos e confidenciais, encontrando-se a equipa disponível para prestar apoio ao nível emocional/psicológico, social e informação jurídica.