O I Encontro InvestCB realizou-se no auditório do Centro de Empresas Inovadoras, em Castelo Branco, numa iniciativa promovida pelo Município albicastrense e direcionada para os empresários do concelho, de forma a dar-lhes ferramentas no mundo da internacionalização.
Durante a sessão de abertura, diz a autarquia, o presidente da Câmara Municipal referiu que “nós temos bons exemplos de empresas no nosso concelho, que são inovadoras e competitivas, e devemos divulgar e promover mais aquilo que de bom temos”.
Leopoldo Rodrigues avançou com números relativos às PME líder, realçando que Castelo Branco se situa como o 13º Município a nível nacional e como o 1º concelho no distrito e que “a dinâmica empresarial impacta quem cá vive, mas ambicionamos mais e, por isso, temos procurado novas oportunidades e alargar contactos internacionais”.
A este propósito, o autarca referiu que o Município de Castelo Branco vai estar presente na Feira Internacional de Negócios do Brasil (13 a 15 de maio no Estado de Santa Catarina); e que ele o próprio irá, em breve, fazer uma visita a Manchester para assinar um novo protocolo com a cidade inglesa e com a Universidade Metropolitana local, na presença de empresários do Reino Unido.
Leopoldo Rodrigues recordou que o Município está a construir “um regulamento de apoio ao investimento, uma ferramenta importante para o qual iremos solicitar a participação dos empresários, de modo a obtermos contributos e podermos definir os incentivos que a Câmara Municipal poderá atribuir às empresas que investem no nosso concelho”.
O autarca frisou a potencialidade da zona envolvente ao Aeródromo Municipal para fixação de novas empresas e falou, ainda, sobre o Bordado de Castelo Branco que tem registado, nos últimos anos, um aumento de encomendas e de resultados económicos.