Alunos da Escola Básica de S. Tiago tiveram uma lição da natureza

Alunos da Escola Básica de S. Tiago tiveram uma lição da natureza

Alunos da Escola Básica de S. Tiago tiveram uma lição da naturezaAo longo do 2º período, as turmas ST1A e ST1B do 1º ano da Escola Básica de S. Tiago, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco, estiveram envolvidas num projeto sobre os animais, explorando as suas características, necessidades e o papel fundamental que desempenham no equilíbrio dos ecossistemas.

Com orientação das professoras titulares de cada turma, os alunos mergulharam no tema da proteção dos animais selvagens, recebendo, para isso, a visita especial do CERAS – Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens.

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva explica que a bióloga Mariana Ribeiro, acompanhada por outros colaboradores do centro, foi à escola partilhar o trabalho do CERAS, que acolhe e cuida de animais selvagens feridos ou em perigo, até que estejam preparados para regressar ao seu habitat natural. Esta visita foi uma oportunidade para os alunos compreenderem a importância da preservação da biodiversidade.

A iniciativa incluiu também uma atividade prática muito especial, com a ajuda dos elementos do CERAS e dos professores estagiários, os alunos construíram alimentadores para aves, utilizando materiais naturais como pinhas, cordas, sementes e mel. Estes alimentadores foram depois pendurados nas árvores do pátio da escola, ajudando a criar um ambiente mais acolhedor para as aves locais.

Além da componente educativa, houve também espaço para a solidariedade. As turmas ST1A e ST1B contribuíram com donativos para apoiar o trabalho do CERAS. Com o valor reunido, foi possível apadrinhar um animal: uma ave selvagem que chegou ao centro com uma asa descaída, devido a um possível impacto. Após receber os cuidados necessários, esta ave recuperou a capacidade de voar e foi libertada durante a visita, no espaço exterior da escola, perante o olhar atento e emocionado dos alunos.

Para o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, este projeto foi uma verdadeira lição de cidadania e responsabilidade ambiental, mostrando que, todos, mesmo os mais pequenos, podem fazer a diferença.