Biblioteca Municipal de Oleiros integra Rede Nacional

Biblioteca Municipal de Oleiros integra Rede Nacional

A Biblioteca Municipal de Oleiros passou a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, conforme protocolo de adesão celebrado entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e o Município de Oleiros.

No mesmo dia, esta biblioteca aderiu também à plataforma BiblioLED, projeto que presta um serviço de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros, os quais são disponibilizados através das bibliotecas municipais aderentes, revela a autarquia.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Oleiros afirmou que a assinatura do protocolo representa a concretização de um anseio, “através da dedicação de várias pessoas, que culminou com esta adesão”. Miguel Marques referiu que “atualmente as bibliotecas são mais do que um espaço físico e os serviços prestados têm vindo a sofrer grandes alterações ao longo dos tempos”.

O autarca frisou ainda que “estes são espaços que vão cada vez mais ao encontro das populações, não esquecendo as novas gerações”.

Com esta integração, a Biblioteca Municipal de Oleiros passa a poder aceder e usufruir dos recursos e serviços disponibilizados por este organismo e a beneficiar de futuros programas de apoio, entre outras matérias.

Já Luís Santos, diretor-geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, disse ter sido este o primeiro protocolo de adesão de uma biblioteca à Rede Nacional que assina presencialmente, desde que iniciou funções, em sinal de reconhecimento pelo “trabalho de evolução que a Biblioteca Municipal de Oleiros tem vindo a fazer, fruto do excelente trabalho na área da Cultura no Município”.

De recordar que a Biblioteca Municipal de Oleiros integra também a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.