Os Serviços Municipalizados de Castelo Branco instalaram dez bebedouros públicos inclusivos na cidade de Castelo Branco, num projeto piloto que tem como objetivo promover a inclusão social e garantir o acesso universal à água potável.
Com um investimento de cerca de 20 mil euros, este projeto visa proporcionar a todos os cidadãos o acesso à água potável a partir da rede de abastecimento pública, incentivando ao consumo de água da torneira. Com um design pensado para a inclusão, os bebedouros foram concebidos para permitir o uso por crianças, pessoas com mobilidade reduzida e até animais de companhia, assim como ainda permite abastecer garrafas reutilizáveis.
Na apresentação dos equipamentos, o presidente da Câmara de Castelo Branco referiu que este projeto vai ao encontra de uma preocupação atual, de serem “amigos de todos os cidadãos”.
Leopoldo Rodrigues afirmou ser “um dia importante”, por este projeto “dar resposta à população”.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, sobre a implementação de dez bebedouros públicos inclusivos na cidade.
Por sua vez, a administradora dos Serviços Municipalizados explicou que o objetivo dos equipamentos era ser inclusivo e que Castelo Branco dá mais um passo na preocupação ambiental e da inclusão. Sónia Mexia referiu que o projeto piloto tem diversas vertentes: social, bem-estar e saúde e sustentabilidade.
Sónia Mexia, administradora dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, esclareceu ainda que os dez bebedouros públicos inclusivos estão “estrategicamente bem localizados”, mas o intuito é alargar à cidade e também às freguesias.

As localizações dos bebedouros inclusivos são as seguintes:
Avenida Nuno Álvares (na lateral do edifício da Câmara Municipal de CB)
Largo Mélvin Jones (em frente ao Hospital Amato Lusitano)
Rua Poeta João Roiz (em frente ao terminal Rodoviário CB)
Largo do Espírito Santo (junto ao edifício da Junta de Freguesia de CB)
Rua Mouzinho Magro (na lateral do Tribunal Judicial de CB)
Rua Rui Vasques de Castelo Branco (em frente da Associação da Carapalha)
Largo da Sé
Rua Eng.º Pires Marques (Parque Infantil)
Parque das laranjeiras (rotunda Europa)
Zona de Lazer (Skate Park)