A “Rede de Guardiãs da Natureza”, um movimento de mulheres pelo clima e pelo desenvolvimento sustentável do mundo rural, foi apresentado em Medelim, no concelho de Idanha-a-Nova. Este é um projeto promovido pela associação Business As Nature e financiado pelo Fundo Ambiental/ Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, para promover o envolvimento e capacitação das mulheres como guardiãs e defensoras da sustentabilidade no meio rural.
A autarquia idanhense conta que o projeto desenvolve-se em territórios que incluem áreas inseridas na Rede Nacional de Áreas Protegidas, nomeadamente o Parque Natural do Tejo Internacional, onde a rede já envolve mais de 25 Guardiãs da Natureza e tem como parceiro local a ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul.
A “Rede de Guardiãs da Natureza” vai contribuir para implementar modelos de gestão mais próximos de quem está no território, permitindo o reconhecimento do valor do património natural e da biodiversidade por parte das comunidades locais e da sociedade em geral, como fundamentais para o desenvolvimento do país.