O Aeródromo Municipal de Castelo Branco volta a receber mais uma edição do Festival Aéreo, promovido Aeroubi – Núcleo de Aeronáutica da Universidade da Beira Interior.
Exposições, batismos de voos, demonstrações de aeromodelismo, palestras, 26 stands e muito mais para ver e saber durante o fim-de-semana, 13 e 14 de maio.
Dois dias onde se irá sentir “uma presença significativa da área aeronáutica”, realçou o presidente da Câmara de Castelo Branco, durante a apresentação do evento à comunicação social.
Leopoldo Rodrigues realçou a importância do Aeródromo, face à sua localização, na prevenção e no combate aos incêndios.
A realização do Festival Aéreo tem também o intuito de aprofundar a relação com a UBI (Covilhã), na formação da engenharia aeronáutica, referiu Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco.
Uma das atividades do evento é direcionada para 60 jovens com cuidados especiais de instituições do concelho de Castelo Branco, que terão a oportunidade de realizar o batismo de voo num avião da Força Aérea Portuguesa.
Outro fator importante é a ligação da academia e empresas, pelo desenvolvimento desta região do país, disse Pedro Gamboa, diretor do curso de Engenharia Aeronáutica da UBI.
O Festival Aéreo é o único festival aéreo realizado por estudantes a nível mundial, sendo uma oportunidade para experimentar outros voos. Simão e Rui Rita, estudantes de Engenharia Aeronáutica, falaram do carinho que o evento tem para os alunos do Núcleo de Aeronáutica da UBI.
Ricardo Pires Coelho