No cumprimento de um dever de memória institucional e reconhecimento pelo serviço público prestado, o retrato fotográfico de Fernando Jorge, ex-presidente da Câmara de Oleiros, foi formalmente integrado na galeria dos antigos autarcas do concelho, exposta no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Este gesto, diz a autarquia, honra a tradição democrática do município, que se assume como um símbolo de continuidade, estabilidade e respeito pelo legado dos que dedicaram a sua vida ao progresso da terra e das suas gentes.
A cerimónia solene contou com a participação de personalidades ligadas ao presente e ao passado da governação local, “num testemunho claro do apreço generalizado pelo percurso de Fernando Jorge enquanto líder do executivo municipal entre 2013 e 2023”.
O presidente da Câmara de Oleiros, enfatizou o sentido de missão que caracterizou a atuação do seu antecessor, sublinhando o compromisso inabalável com o desenvolvimento do concelho. Miguel Marques destacou o impacto positivo da ação do ex-autarca em todas as áreas, com especial enfoque na área social, onde lançou projetos inovadores, como o Projeto de Apoio ao Luto ou o Projeto CuidAdor, que continuam a ser reconhecidos a nível nacional e a receber prémios pelo seu contributo exemplar no apoio à população.
Fernando Jorge, visivelmente emocionado, evocou o orgulho e a honra que sentiu ao longo dos quase três mandatos em que serviu o seu concelho. O homenageado referiu que “foi um privilégio imenso contribuir para o crescimento deste concelho, um dos desafios mais gratificantes da minha vida. Estou eternamente grato a todos os que, de forma direta ou indireta, ajudaram a concretizar os projetos que marcaram esta década”.